Prodocência

O projeto foi contemplado pelo Edital Capes/MEC 028/10, que leva em conta as demandas do professor no Brasil atual para construir, colaborativamente, propostas de formação a serem implementadas nos currículos das licenciaturas, dando continuidade parcial às experiências obtidas no PRODOCENCIA 2008/2010. Ele pretende fortalecer a prática como eixo articulado nos cursos de formação docente, em um processo cíclico de ação- reflexão-ação, no qual a inserção nos campos de trabalho é fonte de questões para nortear ações formadoras nos percursos dos licenciandos. Propomos também criar um grupo de trabalho interdisciplinar com professores de diferentes áreas (Pedagogia, Sociologia, Artes Visuais, Artes Cênicas, Letras, Música e Ciências Naturais) com o objetivo de estudar a relação entre as demandas de perfil dos professores para atuar no ensino básico e as propostas dos cursos de formação de professores na UnB, construindo possibilidades e propostas complementares ou alternativas.

Objetivo Geral

Compreender e qualificar a profissão docente em todos os âmbitos por meio de um processo colaborativo, tendo a prática docente como eixo norteador no diagnóstico e enfrentamento das fragilidades e potencialidades dos cursos de formação de professores da Universidade de Brasília.

Objetivos Específicos:
• Diagnosticar o perfil dos cursos de Licenciaturas da UnB bem como as causas da baixa demanda e da alta evasão de alguns cursos de Licenciatura da UnB;
• Estabelecer políticas e ações reais de projetos inter e trans disciplinares com trabalhos colaborativos entre docentes, discentes e professores da rede escolar;
• Oportunizar diálogo, reflexão e troca de experiências no longo prazo entre professores dos cursos de licenciatura com a criação de grupo de estudos colaborativos das licenciaturas a partir das questões surgidas na prática docente dos licenciandos, em ambientes presenciais e virtuais.
• Inserir e guiar o licenciando de início de curso na docência da educação básica, estabelecendo políticas de integração com o Ensino Médio, estimulando, também, a procura pelos cursos de Licenciatura da UnB;
• Fomentar e difundir experiências pedagógicas inovadoras e criativas em todos os níveis (ensino básico e superior), incluindo aqueles desenvolvidos em ambientes virtuais;
• Propor mecanismos de valorização dos docentes que atuam nas Licenciaturas e da qualificação dos cursos de formação de professores;
• Desenvolver possibilidades de práticas docentes para serem usados nas propostas curriculares dos cursos de Licenciatura da UnB.

Coordenadores do Prodocência no Curso de Letras: Professora Eloisa Pilati e Professor Alexandre Pilati. Coordenadora Institucional: Professora Rozana Naves