Educação

O Projeto de Pesquisa intitulado Novas Perspectivas para a Língua Portuguesa em Sala de Aula tem três objetivos principais: a) pesquisar métodos e técnicas inovadores que possam contribuir para o aperfeiçoamento das práticas docentes relativas ao trabalho em língua portuguesa em escolas de ensino fundamental e médio e b) discutir questões teóricas relacionadas ao ensino de língua no ambiente escolar, tendo em vista o pressuposto de que implica uma situação de bilinguismo, em que o processo de letramento se manifesta como uma segunda língua (L2) ou como uma gramática periférica (cf. Kato (2005); c) pesquisar técnicas de ensino que promovam o desenvolvimento da consciência morfossintática dos discentes, como explicitação das propriedades da(s) gramática(s) internalizada(s) (língua-I) do falante. Seguindo os pressupostos da teoria gerativista de Chomsky (1981), segundo a qual o ser humano é dotado de um conhecimento linguístico inato, a Faculdade da linguagem, pretendemos verificar como se dá a interação dessa Faculdade inata, com o desenvolvimento das habilidades escritas dos alunos, durante o período de escolarização. Além disso, pretendemos aliar discussões teóricas a reflexões sobre práticas pedagógicas que deem suporte para o desenvolvimento de atividades cognitivas mais profundas por parte dos educandos.